O que previne

A vacina disponível no Brasil atualmente é a QDenga®, produzida pelo laboratório Takeda . Ela é atenuada e previne a infecção causada pelos quatro sorotipos do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Os ensaios clínicos constataram que a eficácia da vacina varia de acordo com o sorotipo viral, idade do vacinado e status sorológico no momento da vacinação. Apesar de os resultados em indivíduos previamente soropositivos terem sido superiores, a eficácia em soronegativos também foi elevada. Considerando ambos os grupos, após 54 meses do término do esquema, a eficácia foi de 63% contra doença sintomática de qualquer gravidade e de 85% contra internação.

Do que é feita

A vacina utiliza a tecnologia de DNA recombinante, em que genes dos diferentes sorotipos do vírus da dengue são inseridos na estrutura genética do vírus da dengue tipo 2 (DENV-2) atenuado.

Além dos vírus atenuados, a formulação contém trealose di-hidratada, poloxaleno, albumina sérica humana, fosfato de potássio monobásico, fosfato de sódio dibásico di-hidratado, cloreto de potássio e cloreto de sódio. O diluente é constituído por cloreto de sódio e água para injetáveis. Não há adjuvantes ou conservantes.

Indicação

Crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos, tanto soronegativos como soropositivos para dengue.

Contraindicações

Esquema de doses

Duas doses, com intervalo de três meses.

Via de aplicação

Subcutânea.

Cuidados antes, durante e após a vacinação

Efeitos e eventos adversos

Onde pode ser encontrada

Saiba mais

https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nota-tecnica-sbim-sbi-sbmt-qdenga-v6.pdf

https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/perguntas-respostas-qdenga-240229-v3.pdf