Notícias

SBIm é homenageada em livro sobre os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

A SBIm foi uma das homenageadas no livro sobre os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), celebrado em 18 de setembro de 2023. Também foram citados profissionais que fazem parte da história da Sociedade, como Gabriel Wolff Oselka — fundador da SBIm e membro das comissões de Cultura e Memória, de Ética e da Comissão Técnica para a Revisão dos Calendários Vacinais — e Marta Heloísa Lopes, igualmente membro da Comissão Técnica para a Revisão dos Calendários Vacinais.

“Quando idealizamos a SBIm, estabelecemos que uma das missões da entidade seria contribuir com as políticas públicas de vacinação. Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento e esperamos estreitar ainda mais os laços com o PNI. Trabalhar pelas imunizações é defender o brasileiro”, afirma a presidente da SBIm, Mônica Levi.

O livro de 132 páginas conta a história da vacinação no Brasil por meio de uma linha do tempo que começa em 1798, quando Edward Jenner publicou o primeiro estudo sobre uma vacina — a contra a varíola —, e termina em 2023, com o Movimento Nacional pela Vacinação e outras estratégias para retomar as altas coberturas vacinais.

A obra ressalta conquistas como a eliminação da pólio, rubéola, síndrome da rubéola congênita (SRC) e tétano neonatal, a possível recertificação de eliminação do sarampo, a tendência de queda e casos de tétano acidental, difteria, doença meningocócica, doenças diarreicas por rotavírus, bem como o controle da transmissão da febre amarela silvestre.

Toda a publicação é ricamente ilustrada, com fotografias, cartazes e outros materiais de campanhas, imagens de cadernetas de vacinação antigas e recortes de jornais. Um dos destaques nesse sentido é a seção sobre a mostra “Zé Gotinha do Brasil”, que propôs a artistas de todas as regiões a fazer uma releitura do personagem, ícone das imunizações no país.

Demais homenageados

Akira Homma, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Darlan Rosa, Fiocruz, Gerson Penna, Helena Keico Sato, Instituto Butantan, Jarbas Barbosa, João Batista Risi Junior, João Lima Filho, José Cássio de Moraes, Pedro Luis Tauil, Reinaldo Menezes de Martins, Sirlene de Fatima Pereira, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Tenente Coronel Aviador Leonardo de Moraes dos Santos e Wilmington Bispo.

Leia o livro.