O que previne:

Meninas e mulheres de 9 a 45 anos:

  • Cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus causados pelos tipos de HPV 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58;
  • Infecções persistentes e lesões pré-cancerosas ou displásicas causadas pelos tipos de HPV 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58;
  • Verrugas genitais (condilomas) causados pelos HPV 6 e 11.

Meninos e homens de 9 a 45 anos:

  • Câncer de ânus causado pelos tipos de HPV 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58;
  • Infecções persistentes e lesões pré-cancerosas ou displásicas causadas pelos tipos de HPV 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58;
  • Verrugas genitais (condilomas) causadas pelos tipos de HPV 6 e 11.

Do que é feita:

Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

É composta pelas proteínas L1 dos papilomavírus humano (HPV) tipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58, sulfato de hidroxifosfato de alumínio, cloreto de sódio, L-histidina, polissorbato 80, borato de sódio e água para injeção. Não contém conservantes ou antibióticos.

Indicação:

  • A vacina está licenciada para todas as pessoas entre 9 e 45 anos.
  • A administração da vacina em homens e mulheres fora da faixa etária prevista em bula — especialmente pessoas com comorbidades associadas a imunocomprometimento e homens que fazem sexo com homens — traz benefícios e deve ser avaliada pelo médico.

Contraindicação:

Gestantes e pessoas que apresentaram hipersensibilidade grave (anafilaxia) após receber uma dose da HPV9 ou HPV4 ou a algum de seus componentes.

Esquemas de doses:

A idade do início da vacinação determina o esquema:

  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos: duas doses, com seis meses de intervalo (0-6 meses);
  • A partir de 15 anos: três doses (0-2-6 meses);
  • Imunodeprimidos de 9 a 45 anos, independentemente da idade: três doses (0-2-6 meses).

Observações:

  • Indivíduos que iniciam a vacinação antes de completar 15 anos devem receber duas doses, mesmo que a segunda dose seja aplicada após completar 15 anos.
  • A vacina HPV9 não está disponível no PNI atualmente. A vacinação no sistema público é feita com a HPV4 e demonstrou ser extremamente efetiva na redução em pessoas de ambos os sexos de casos de câncer relacionados ao HPV (como o de colo do útero, ânus e em outras localizações) e das verrugas genitais.
Resumo das recomendações da SBIm de acordo com faixa etária e histórico vacinal:
IdadeHistórico vacinalRecomendação
9 a 14 anos Sem vacinação Duas doses de HPV9 (0-6 meses) respeitando intervalo mínimo de 5 meses, quando necessário.
Com uma dose de HPV4 Seis meses após a dose de HPV4, iniciar esquema de duas doses de HPV9 (0-6 meses), respeitando intervalo mínimo de 5 meses quando necessário.
Com duas doses de HPV4 Doze meses após a segunda dose de HPV4, iniciar esquema de duas doses de HPV9 (0-6 meses), respeitando intervalo mínimo é de 5 meses quando necessário.

A partir de 15 anos

Sem histórico de vacinação contra o HPV Três doses de HPV9 (0-2-6 meses)
Com uma dose previa de vacina HPV Respeitando intervalo de dois meses após a dose aplicada, iniciar esquema de três doses de HPV9 (0-2-6 meses)
Com duas doses previas de vacina HPV Respeitando três meses após a segunda dose da vacina aplicada, iniciar esquema de três doses de HPV9 (0-2-6 meses)
Com três doses previas de vacina HPV Respeitando doze meses após término do esquema já aplicado, iniciar esquema de três doses de HPV9 (0-2-6 meses)
Para informações detalhadas sobre as recomendações da SBIm consulte a Nota Técnica SBIm: atualização das vacinas HPV — chegada da nonavalente (HPV9) ao Brasil.

Via de aplicação:

Intramuscular.

Cuidados antes, durante e após a vacinação:

  • Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação;
  • Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora;
  • Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação;
  • Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou;
  • Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

Efeitos e eventos adversos:

A HPV9 demonstrou bom perfil de segurança, embora o risco de eventos adversos tenha sido um pouco aumentado na comparação com a vacina HPV4. Os eventos mais comumente observados são dor, inchaço, vermelhidão, prurido e hematoma no local da injeção, cefaleia, febre, náusea, tontura e fadiga.

Onde pode ser encontrada:

Nos serviços privados de vacinação

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn