Desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunizac?o?es (PNI) em cooperac?a?o com o comite? de especialistas da Ca?mara Te?cnica Assessora, o Plano Nacional de Operacionalização da Campanha de Vacinação contra a covid-19 (PNO) contém as diretrizes para a condução da campanha no país.

O documento foi elaborado de acordo com a viabilidade operacional das ac?o?es e sob princi?pios similares aos estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). O conteúdo é atualizado por meio de informes técnicos sempre que necessário.   

Objetivos

  • Estabelecer as ac?o?es e estrate?gias para a operacionalizac?a?o da vacinac?a?o contra a covid-19 no Brasil;
  • Definir a populac?a?o-alvo e os grupos priorita?rios;
  • Otimizar os recursos existentes por meio de planejamento e programac?a?o oportunos para operacionalizac?a?o da vacinac?a?o nas tre?s esferas de gesta?o;
  • Instrumentalizar estados e munici?pios para vacinac?a?o contra a covid-19.

Grupos prioritários

Diante da falta de vacinas pata atender a demanda mundial, os focos iniciais da vacinac?a?o no Brasil foram:

  • A reduc?a?o da morbimortalidade causada pelo novo coronavi?rus com a imunização prioritária de indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e o?bitos por covid-19, bem como aqueles em situação de maior vulnerabilidade.
  • A manutenc?a?o do funcionamento da forc?a de trabalho dos servic?os de sau?de e de outros serviços essenciais.

Na medida em que a vacinação no país avança e novas vacinas são incorporadas, mais grupos populacionais são contemplados.

Observações

  • O plano apresenta diretrizes gerais da campanha. Especificidades e alterac?o?es em função da disponibilidade de vacinas sa?o divulgadas por Informes Te?cnicos do PNI;
  • A organização dos calendários para a vacinação dos públicos-alvo de cada fase é responsabilidade das prefeituras. Para saber quando e onde se vacinar, consulte as informações do seu município.

A íntegra do Plano e outros informes técnicos podem ser acessados em https://sbim.org.br/informes-e-notas-tecnicas/outras-entidades.

VacinAção pela Vida - Covid-19. Assista aos vídeos.