A vacinação é imprescindível para as pessoas com condições especiais de saúde porque as infecções têm mais chance de evoluírem de forma grave neste grupo do que no restante da população. Além disso, há o risco de descompensação da doença de base.

Por serem pacientes com características bastante específicas, pode haver a necessidade de esquemas diferentes, reforços adicionais ou indicações que não fazem parte da vacinação de rotina. Em determinados casos, haverá precauções ou contraindicações.

A vacinação, portanto, requer planejamento adequado e individualizado por parte do(a) médico(a). Entre os fatores que serão analisados pelo profissional, estão os riscos específicos para as diferentes infecções preveníveis por vacina, o grau do comprometimento da imunidade, além do histórico vacinal, que deve ser consultado sempre que possível.

Segurança

O grau de imunodepressão e o tipo da vacina interferem diretamente na segurança:

Pessoas com doenças de base com grau leve ou sem imunodepressão
As vacinas atenuadas (feitas com bactérias ou vírus vivos enfraquecidos) e as inativadas (feitas com bactérias ou vírus mortos ou apenas partes do agente infeccioso) podem ser são tão seguras quanto para a população em geral.
Pessoas com imunodepressão moderada a grave
As vacinas atenuadas são geralmente contraindicadas, pois há a possibilidade do agente infeccioso enfraquecido, nesses pacientes, ser capaz de causar doença. Quando a imunodepressão é causada por tratamento, essas vacinas poderão ser aplicadas após o encerramento ou suspenção, respeitando o intervalo mínimo recomendado para cada medicação. Saiba mais em Vacinação de pessoas em tratamento imunodepressor – intervalo entre descontinuidade do tratamento e aplicação de vacinas.
Em situações que exigem proteção rápida contra algum agente infeccioso cuja vacina é contraindicada ou não é possível aguardar o tempo para a resposta vacinal, podem ser usadas imunoglobulinas — anticorpos já prontos para a proteção do paciente de risco —, disponíveis nos CRIE. Saiba mais em Imunoglobulinas e suas indicações.

Eficácia

A eficácia das vacinas pode ser menor em pacientes especiais, mesmo entre aqueles que não são imunodeprimidos. Para contornar o problema, estratégias como esquemas alternativos, dosagens diferentes e administração em momentos do tratamento mais convenientes podem ser adotadas.

As recomendações e orientações para cada tipo de condição de saúde estão reunidas em calendários específicos e podem ser consultadas no Calendário de Vacinação SBIm – Pacientes Especiais.

Calendários de vacinação

Os Calendários de vacinação SBIm para pacientes especiais seguem protocolos nacionais e internacionais, mas as diferenças nas condições clínicas de cada indivíduo — inclusive entre os que têm a mesma doença —, podem requerer a adaptação das recomendações. Sempre consulte o médico responsável pelo seu acompanhamento antes de se vacinar.

Algumas vacinas que não são oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou nos CRIE (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais) estão disponíveis em serviços privados de vacinação.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn